terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A santidade de Jano...



Outro dia encontrei uma amiga. Na verdade, uma "colega de igreja". Foi legal. Quer dizer, foi ok. Tá bom, foi estranho... senti olhar de julgamento. Mas já me acostumei com isso e achei que foi impressão minha.

Acho que... se eu pudesse fazer uma pergunta pra Deus e ter o direito de resposta no ato, a pergunta seria: "Porque quando encontro alguém de igreja ela tem que me perguntar que igreja que eu vou, e se eu digo: nenhuma, ela deduz que estou desviada?"
Mas acho que até Deus iria gaguejar nessa resposta [não que ele não saiba a resposta, mas Ele sabe que tem filhos Dele que são um tanto de 'marte'.]

Enfim... também não liguei para esta pergunta. Na verdade, eu estava de saída. Mas a mão dela me deteve:

"Sabe a Josefina Rosental de Oliveira?"

"A bruxa do 71?"

"Bruxa? Magina... quem é bruxa do 71?"

"Você inventou este apelido pra ela...não lembra? Começou porque, quando ela iria dançar na igreja, ela vestia um vestido azul com chapéu que lembrava a bruxa do 71. E ela não dançava direito, mas tropicava nos irmãos e se achava a maioral. Você realmente não lembra disso?"

PAUSA.

"Lembro. Mas viu... magina, ela não é assim. Impressão sua."

"Impressão minha? Mas era você que dizia essas coisas dela!"

NESTE MOMENTO O SILENCIO FICA CONSTRANGEDOR, então decido interromper:

"Desculpe... você dizia...?"

"Ah sim, ela é minha melhor amiga agora..."

.....

Dias depois, essa "colega de igreja" resolve que o pastor Muriel Coragem [seu pastor de igreja], era um tremendo de um $*(#)@ [desculpe, não vou colocar palavrão neste blog, mas você fica livre para interpretar o pior palavrão que você já conhece].

Algum tempo depois, o pastor Muriel Coragem é santo para ela.


....

Não acho nada de errado admitir que erramos e voltar atrás. Acho estranho você difamar as pessoas e depois voltar atrás. Acho estranho essa sindrome da santidade de Jano.

O deus Jano era o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças, simbolizando os términos e os começos, o passado e o futuro. De fato, era o responsável por abrir as portas para o ano que se iniciava; e como toda e qualquer porta, se volta para dois lados diferentes. Por isso é conhecido como "Deus das Portas". Também era o deus das indecisões, pois na mitologia uma cabeça falava de uma coisa e a outra cabeça falava de outra coisa completamente diferente.

É exatamente isso que a igreja está vivendo: a santidade de Jano; duas cabeças que falam coisas opostas... pura indecisão...

Sim sim. Não não.
Não há meio termo [assim a biblia diz].

Me pergunto até quando verei Jano por aí, enquanto Jesus está bem longe da igreja que invoca o seu nome no meio da indecisão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário